Neste livro fascinante e surpreendente, Flo Menezes e Vladimir Safatle mostram, entre outras coisas, como a arte toca no nervo de nossa atualidade.
Neste livro fascinante e surpreendente, Flo Menezes e Vladimir Safatle mostram, entre outras coisas, como a arte toca no nervo de nossa atualidade.
Título: A potência das fendas
Autor: Flo Menezes e Vladimir Safatle
Ano: 2021
N˚ de páginas: 120
Dimensões: 21x 14cm
ISBN: 978-65-86941-46-3
“A música institui sua própria temporalidade. Ela não é, como em geral se afirma, uma arte do tempo. Deste ela faz apenas uso para que possamos dele nos esquecer. Quando Schopenhauer afirmava, na Metafísica do belo, que a arte “retira o objeto de sua contemplação da torrente do curso do mundo e o isola diante de si”, já não seria isso a própria Utopia? Toda música é um convite a um topos de uma Utopia.” (Flo Menezes)
“Sempre tive a impressão de que compor era tentar liberar o tempo do mundo, isso no sentido de retirá-lo de sua colonização domesticadora que, exatamente através de dispositivos como a música sem força de criação, impôs-se com suas estruturas de estereotipia, de repetição e desenvolvimento controlados, de tensão e distensão” (Vladimir Safatle)
Flo Menezes, nascido em 1962 em São Paulo, Brasil, é um compositor e musicólogo renomado internacionalmente. Reconhecido por suas obras inovadoras que exploram uma ampla gama de estilos e técnicas, ele é especialmente conhecido por sua fusão de elementos eletrônicos e acústicos, bem como por suas incursões na música eletroacústica e na ópera. Além de sua produção como compositor, Menezes também é autor de artigos e livros sobre música contemporânea e novas tecnologias, e atua como educador, ministrando cursos e palestras em várias instituições ao redor do mundo. Sua contribuição para o cenário musical contemporâneo é amplamente reconhecida e sua obra continua a influenciar músicos e compositores em todo o mundo.
–
Vladimir Safatle é um filósofo e psicanalista brasileiro conhecido por sua atuação no campo da filosofia contemporânea, abordando temas como política, ética e psicanálise. Graduado em Filosofia e Psicologia, obteve doutorado em Filosofia pela USP e pós-doutorado em psicanálise na França. Além de sua carreira acadêmica como professor titular na USP, Safatle é uma figura pública proeminente, contribuindo regularmente com ensaios e artigos para jornais e revistas. É autor de diversos livros que articulam suas reflexões filosóficas com a realidade brasileira contemporânea, tornando-se uma voz influente no debate intelectual do país.