CLOSE
Back To Top
Flora Süssekind e Guilherme Foscolo

A vida da literatura

Os textos que compõem este livro resultam do encontro de três gerações de pesquisadores que se propuseram a pensar, juntos, sobre a Vida da Literatura. O ensaio de abertura, de Hans Ulrich Gumbrecht, a partir dos contextos exploratórios de corpos místicos, bliss e intensidade, propõe uma nova forma de vida a partir da cultura literária. O ensaio seguinte, o de Flora Süssekind, reconstrói uma outra face da bliss, o êxtase negativo, a partir de uma análise que remonta ao trabalho de Ana Cristina Cesar na tradução do conto “Bliss”, de Katherine Mansfield. Guilherme Foscolo escreve sobre a vida das tecnologias a partir de um diálogo com o Manifesto Ciborgue, de Donna Haraway. Alex Martoni, por sua vez, na contramão das previsões contemporâneas para a morte da literatura, reivindica uma literatura viva pela dimensão sensível da leitura. Por fim, o texto de Nicolau Spadoni, provocando o futebol – entre acontecimento e filosofia –, acena para uma forma de vida que se alimenta da/e alimenta a própria literatura.

Título: A vida da literatura
Organizadores: Flora Süssekind e Guilherme Foscolo
Ano: 2022
N˚ de páginas: 110
Dimensões: 17 x 10cm
ISBN: 978-65-81097-24-0

Os textos que compõe este livro resultam do encontro de três gerações de pesquisadores que se propuseram a pensar, juntos, sobre a Vida da Literatura.

Flora Süssekind é uma crítica literária brasileira amplamente reconhecida por suas contribuições ao estudo da literatura contemporânea brasileira. Graduada em Letras pela UFRJ e doutora em Literatura Comparada pela USP, ela se destacou por seu trabalho com autores como Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Ao longo de sua carreira, Süssekind publicou numerosos ensaios e livros, explorando temas como o modernismo brasileiro, teoria literária e crítica literária, e sua influência como professora universitária solidificou seu papel como uma figura importante no cenário intelectual brasileiro.

 

Guilherme Foscolo é professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), mestre (2010) e especialista (2006) em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seus interesses transitam entre filosofia da arte, estética moderna e contemporânea, estudos visuais, teoria e filosofia da história, história da filosofia, história da arte, epistemologia e filosofia política.