CLOSE
Back To Top
Kuniichi Uno

Artaud - Pensamento e corpo

Artaud pensamento e corpo foi escrito pelo filósofo Kuniichi Uno, como uma tese de doutorado em 1980, sob a orientação de Gilles Deleuze. A mudança do título original Artaud et l’ espace des forces reflete alguns movimentos do autor que, nos últimos 40 anos, mergulhou profundamente na obra de grandes artistas e escritores como Hijikata, Genet, Nijinsky, Beckett e tantos outros. A leitura deste livro – reescrito e intoxicado por múltiplos insights – escancara a lógica artaudiana como uma lógica aberrante capaz de erodir sujeitos, narrativas, linguagens, organismos, crenças, imagens e representações. Além disso, atravessa o teatro, o cinema, o pensamento poético, as cartas, o humor, a doença, a dor e o primeiro ofício de Artaud: reinventar-se. Ao final da leitura, resta a desconfiança de que a guerra contra o organismo travada por Artaud nunca foi tão atual, assim como todos os seus desobramentos. Um meteorito na opacidade flutuante. Christine Greiner

Título: Artaud – Pensamento e corpo
Título Original: Artaud et l’espace des forces
Autor: Kuniichi Uno
Tradução: Christine Greiner e Ernesto Filho com colaboração de Ana Godoy
Ano: 2022
N˚ de páginas: 273
Dimensões: 21 x 14cm
ISBN:  978-65-86941-82-1

Kuniichi Uno (Japão, 1948) é professor na Universidade de Rikkyo, em Tóquio. Fez seu doutorado na França, sob a orientação de Gilles Deleuze, com uma tese sobre Antonin Artaud. Esse e outros entrelaçamentos do pensador – que tem uma vasta pesquisa sobre dançarinos de butô – evidenciam sua sensibilidade e interesse pelo tema do corpo.

Kuniichi Uno é ainda tradutor para o japonês das principais obras de Deleuze e Guattari, de Foucault, de Artaud e de Becket, o que faz dele um interlocutor próximo às questões transdisciplinares à clínica.