CLOSE
Back To Top
Coleção Clínicas de Borda

A Territorialidade nas Clínicas Periféricas

A coleção de zines Clínicas de Borda é o registro que costura a história de 22 Coletivos brasileiros de psicanálise de rua que instituem elementos necessários na teoria e na prática, revisitando as clínicas públicas e populares.

Título: A Territorialidade nas Clínicas Periféricas
Autor: Clínica Periférica de Psicanálise
Ano: 2023
N˚ de páginas: 48
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-000-8

A descentralização da clínica dos centros urbanos e o recorte de classe na atuação do coletivo são as principais invenções que o Psicanálise Periférica propõe em suas práticas. A escolha por atender em um território periférico, o corpo clínico e os participantes também serem das periferias (seja da cidade ou da sociedade), resulta em um outro modo de acesso à escuta psicanalítica e elaboração de sua teoria.

A Clínica Periférica de Psicanálise está implicada com a democratização da psicanálise e o desejo de ampliar o acesso, pensando em questões ligadas a São Paulo que é geograficamente ampla e economicamente privilegiada para determinado recorte da população, e que detém principalmente nos centros as clínicas de psicanálise até mesmo as que se propõe a um modelo de clínica pública.