CLOSE
Back To Top
Paulo Tavares

Lucio costa era racista?

Neste ensaio Paulo Tavares interroga a obra teórica de Lucio Costa, autor do plano piloto de Brasília e influente intérprete da formação nacional, para questionar os fundamentos racializados e coloniais da arquitetura moderna brasileira. Um dos principais artificies do modernismo nacional, o pensamento de Lucio Costa é marcado pela presença da questão racial e do colonialismo como articuladores da visão de modernidade e tradição que propõe. Ao refletir sobre este legado criticamente, o ensaio apresenta uma série de colagens que mostram como tais fundamentos se manifestavam não apenas como discurso, mas também através da arquitetura enquanto projeto e mídia. O livro conta com o posfácio Interrogação Necessária de Roberto Conduru, e quarta capa de Ana Flávia Magalhães Pinto.

Título: Lucio Costa era racista? Notas sobre raça colonialismo e a arquitetura moderna brasileira
Autor: Paulo Tavares
Ano: 2022
N˚ de páginas: 128
Dimensões: 19 x 14cm
ISBN: 978-65-86941-76-0

Lorem ipsum endantet aute nis nia sunt facerch illantio beruptatate preratiatur, quamus ex et pre sima dia nonsequ iatquaerem reped quas dolut anis raerios accae sit impore que poriaepudam reptiore, con comnimi, evenduciis esti temporeptae porerumqui dolo volupta et, odisimus dolupta spediti consediam, ide dolesto te officiam aut molorec turepudam exeratas nonem ilignat ectus ment lis dolorep ediation pa dit unt.

Paulo Tavares é arquiteto e pesquisador. Seu trabalho integrou exposições e publicações em diferentes países, incluindo Harvard Design Magazine, a Trienalle de Arquitetura de Oslo, a Bienal de Design de Istambul, e a Bienal de Arte de São Paulo.  ​O design e a prática pedagógica de Tavares abrangem diferentes territórios, geografias sociais e mídias. Ensinou design e culturas visuais na Faculdade de Arquitetura, Desenho e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Equador, em Quito, e antes disso coordenou o programa de mestrado do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Goldsmiths, em Londres. Atualmente é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Brasil.