CLOSE
Back To Top
Anna Tsing

O cogumelo no fim do mundo

Neste livro proliferam estórias maravilhosas de outros mundos possíveis, e em meio as quais se manifesta o projeto da antropóloga estadunidense Anna Tsing: examinar como emergem refúgios de coabitação em meio à perturbação. Seguindo as pistas lançadas pelo cogumelo matsutake, Tsing nos leva em uma viagem que, ao final, aponta para as possibilidades de construção de refúgios para a vida em meio às ruínas do capitalismo. Contando as estórias do matsutake, ela nos convida a perceber que é possível aprender a ocupar as ruínas, dançando em meio a paisagens arruinadas de um antropoceno fragmentado. Neste livro, as descrições etnográficas de mundos que emergem de “designs não intencionais” se entrelaçam com a ficção científica e a fabulação especulativa, compondo uma escrita antropológica animada pela dança multitiespécie de paisagens arruinadas em regeneração. Um impressionante relato do capitalismo contemporâneo descrito a partir das aventuras do cogumelo matsutake, o livro é, também, um testemunho das lutas multitiespécie pela sobrevivência coletiva e pela continuidade da vida em meio à destruição. Zoy Anastassakis

Título: O cogumelo no fim do mundo
Título Original: The mushroom at the end of the world
Autor: Anna Tsing
Tradução: Jorgge Menna Barreto e Yudi Rafael
Ano: 2022
N˚ de páginas: 412
Dimensões: 21 x 14cm
ISBN: 978-65-86941-96-8

Ouvimos pela escrita de Anna Tsing histórias que vão das relações entre minorias étnicas do Sudeste Asiático, passando pela descrição de cadeias produtivas globais, por florestas de pinheiros na região nórdica até os bosques rurais do Japão; cruzamos as fronteiras entre mercado e dádiva; aprendemos algo sobre o modo de existência dos matsutake e de suas espécies companheiras.

Anna Tsing é uma renomada escritora e antropóloga americana, conhecida por suas contribuições interdisciplinares nos estudos culturais e ambientais. Graduada pela Universidade Yale, obteve destaque por sua abordagem inovadora em temas como globalização, capitalismo e ecologia, explorando as interações entre humanos e não humanos em suas obras. Atualmente, Tsing é professora na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e sua obra continua a influenciar estudiosos e ativistas em todo o mundo, fornecendo insights valiosos sobre os desafios contemporâneos relacionados ao meio ambiente e à economia global.