CLOSE
Back To Top
Michel Foucault

O CORPO UTÓPICO, AS HETEROTOPIAS

Um outro tom de Foucault. Um outro Foucault. Mais confessional e mais próximo da literatura. O corpo utópico, As heterotopias reúne duas conferências de 1966, que permaneciam inéditas até recentemente, seguidas de um posfácio assinado por Daniel Defert.

Título: O corpo utópico, As heterotopias
Título Original: Le corps utopique, Les hétérotopies
Autor: Michel Foucault
Tradução: Salma Tannus Muchail
Ano: 2013
N˚ de páginas: 112
Edição bilíngue: Português/Francês
Dimensões: 145 x 210mm (paperback/brochura)
ISBN: 978-85-66943-07-8
Preço de capa: R$ 38,00
“Em todo caso, uma coisa é certa, o corpo humano é o ator principal de todas as utopias. Afinal, uma das mais velhas utopias que os homens contaram para si mesmos não é o sonho de corpos imensos, desmesurados, que devorariam o espaço e dominariam o mundo? É a velha utopia dos gigantes, que encontramos no coração de tantas lendas, na Europa, na África, na Oceania, na Ásia, esta velha lenda que há tão longo tempo nutre a imaginação ocidental, de Prometeu a Gulliver.” (O corpo utópico)
“Pois bem, sonho com uma ciência – digo mesmo uma ciência – que teria por objeto esses espaços diferentes, esses outros lugares, essas contestações míticas e reais do espaço em que vivemos. Essa ciência estudaria não as utopias, pois é preciso reservar esse nome para o que verdadeiramente não tem lugar algum, mas as hetero-topias, espaços absolutamente outros; e, forçosamente, a ciência em questão se chamaria, se chamará, já se chama ‘heterotopologia’.” (As heterotopias)
Este livro, publicado no âmbito do Programa de Apoio à Publicação 2013 Carlos Drummond de Andrade da Mediateca da Maison de France contou com o apoio do Ministério francês das Relações Exteriores e Europeias.