CLOSE
Back To Top
Peter Pál Pelbart / Mariana Lacerda

Uma Baleia na Montanha

Para além de certos clichês, pouco se sabe sobre o zapatismo no Brasil. Um movimento que parece ter surgido do nada, e às portas do terceiro milênio pega em armas, não para ensejar a militarização da luta, mas ao contrário, para chegar ao ponto em que se possa prescindir delas. Um movimento que desmonetariza as trocas, rejeita a subserviência ao Estado e ao Capital, e a partir da herança maia reinventa as práticas comuns e as faz colocando a natureza, as mulheres, gays, trans e crianças no centro de seu mundo, sustentando o que os gregos chamavam de parrhesia, a palavra franca, o dizer-verdadeiro; para os maia: a palavra-espelho.

Um conto infantil do Subcomandante Marcos, com pinturas de Rivane Neuenschwander, acompanha esta edição, convite especial às nossas crianças cujas almas parecem tão cansadas de telas.

Título: Uma Baleia na Montanha
Organizadores: Peter Pál Pelbart, Mariana Lacerda
Ano: 2021
N˚ de páginas: 288
Dimensões: 14 x 21cm
ISBN: 978-65-86941-32-6

Peter Pál Pelbart nasceu em 1956, em Budapeste, na Hungria. É filósofo, ensaísta, professor e tradutor. Formado em Filosofia pela Universidade Paris IV (Sorbonne), com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre o tempo na obra do filósofo francês Gilles Deleuze (1926-1995), é professor titular no Departamento de Filosofia da PUC-SP. Traduziu para o português diversas obras de Deleuze, entre elas Conversações, crítica e clínica e parte de Mil platôs.